O que é Yoga ?

May 3, 2017

 

O que é Yoga ?


O Yoga é um sistema filosófico-prático cuja história, segundo Silva (2007, p.110), “perde-se no tempo, havendo evidências de que este sistema é tão antigo quanto a própria civilização indiana”.


Uma das definições para a palavra Yoga é integração. Conforme Silva (p.14 e 15), “Yoga é a integração do ser individual (jêvâtman) ao Princípio supremo (Paramâtman) a partir da superação da ideia ilusória de que essas entidades estão separadas por serem essencialmente diferentes”. O autor cita o prof. Bhogal (p.15), que alega ser o Yoga a “união harmônica de todos os aspectos constituintes do ser (físico, mental e espiritual), tanto que, nas práticas, nunca devemos estar enfocando somente um destes aspectos. Se a prática for somente corporal, por exemplo, não é Yoga”.


O primeiro texto oficial sobre o assunto foi escrito por Patañjali, a maior autoridade histórica no campo do Yoga, aproximadamente 400-200 a.C (Gulmini, 2006, p.43).


É importante ressaltar que Patañjali não inventou o Yoga, ele apenas compilou todo o conhecimento da época num texto conhecido como “O Yogasūtra de Patañjali”.


Este texto é formado por 196 sūtras ou aforismos, isto é, frases que reúnem o maior número de conceitos na menor quantidade de palavras. Essa forma de comunicação era comum na época de Patañjali, quando o conhecimento era memorizado e transmitido de mestre a discípulo, de boca a ouvido (“parampara guru shixá”).


De acordo com Rodrigues (2006, p.51), “sūtra quer dizer fio ou linha, o que significa que neste tipo de descrição a ordem das frases é muito importante. Assim como a ordenação correta de fios pode produzir um tecido, ou assim como a linha onde se organiza uma guirlanda ou um colar determina a ordem com que as contas ou as flores são colocadas, também os sūtras têm uma sequência precisa na qual cada frase se apoia na ideia anterior e serve de preparação para o conceito seguinte”.


Podemos encontrar o texto de Patañjali no livro de Taimni (2004), A Ciência do Yoga . Nele o autor cita e comenta um a um todos os sūtras.


Na seção I, sūtra 2, Patañjali define o que é Yoga : “Yogas citta-vrtti-nirodhah”; ou seja, “Yoga é a cessação dos turbilhões da mente, ou a paralisação voluntária das modificações da mente” (p.19).
    
 

Meditando para aquietar a mente    

 

Yoga é um estado de meditação, é um estado da mente.


No sūtra seguinte ele nos mostra, de acordo com Rodrigues (p.48), “que neste estado de controle da mente o praticante está estabelecido em sua própria natureza essencial e fundamental, admitindo que, fora dele não estamos na nossa essência, e que o estado de controle das modificações da mente é o equivalente à saúde perfeita”.

 
Assim, quando a mente está perturbada estamos fora do nosso estado normal, estamos numa situação em que a doença pode se instalar.


De acordo com Kuvalayananda (2005, p.43), “o Yoga reconhece, sem dúvida nenhuma, a interdependência do corpo e da alma. Prescreve exercícios tanto para o corpo quanto para a mente, a fim de que ambos possam alcançar, em espírito de cooperação, um ponto de equilíbrio psicofisiológico em que cesse a escravização da alma humana. Os yogues estão seguros de que, assim que liberada do domínio do corpo e da mente, a alma realizará sua inesgotável existência de felicidade infinita”.


Patañjali nos fala que os meios para permanecermos neste estado de “mente quieta” são abhyāsa e vairāgya.


Abhyāsa pode ser traduzida como o “esforço” que se faz em busca dessa aquietação da mente. De acordo com Rodrigues (p.48) é também a prática, é a “tentativa constante de realizar aquilo que é importante para nossa saúde física e mental”.


Vairāgya pode ser traduzida como “desapego”. O autor diz (p.48) que “desapego não é privação, como alguns podem pensar, e sim reconhecimento de que não somos donos de nada, e que a posse é apenas uma permissão temporária de usufruir a companhia de algo ou alguém”.


Para Vyasa, que foi o supervisor e editor da literatura védica atual (Wikipedia), abhyāsa e vairāgya são as duas asas do yogue.  Vão permitir que ele voe às alturas de sua consciência.


O sistema compilado por Patañjali é conhecido como Astānga Yoga ou Yoga Real
 (Rāja Yoga), ou ainda como Yoga Clássico. É constituído de oito partes ou passos, dos quais, falaremos nas próximas publicações.

 

Namastê.

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

O que é Yoga ?

May 3, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

May 3, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now